Image
PILARES DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Considera-se que existem 5 competências que balizam as habilidades socioemocionais:

1. Autoconhecimento

Trata-se de uma habilidade fundamental para conhecer as próprias limitações e possibilidades (pontos fortes e fracos/ ou de melhoria), autoconfiança, otimismo e mentalidade de crescimento (“growth mindset”). Essa competência é vital em qualquer fase da vida e deve fazer parte do processo contínuo de desenvolvimento das nossas inteligências e habilidades. Fortalece a resiliência e a capacidade de superar desafios. Permite identificar e nomear os sentimentos diante das diferentes situações vivenciadas e sentir, compreender e conversar sobre as emoções.

2. Autocontrole - Regulação emocional - Autogerenciamento

Esta habilidade é fundamental para o manejo do estresse, controle dos impulsos (aprender a parar, se acalmar e pensar, antes de reagir no “piloto automático” de modo intempestivo e/ ou agressivo ou rude – “respirar e soltar o ar”), cuidar do seu corpo e de sua saúde, (alimentação, qualidade de vida), automotivação para alcançar objetivos (perseverança para não desistir diante das dificuldades, aprender com as frustrações), autodisciplina.

Seleção Draft - Razão ou emoção?

3. Consciência social – interações e preparação para a vida

É imprescindível para a vida em sociedade, pois desenvolve a empatia (capacidade de sentir o que o outro sente, perceber e respeitar outros pontos de vista), mostrar que entende como os outros se sentem, fazer leitura corporal, sentir e mostrar respeito pela diversidade de indivíduos e de grupos sociais. Conhecer o mundo em que vivemos, interagir com protagonismo, proatividade e atitudes respeitosas, agindo com sustentabilidade e colaborando com as transformações do mundo.

4. Habilidades de relacionamento interpessoal

Construir relações respeitosas e empáticas é o caminho mais assertivo para uma sociedade transformadora, ética e colaborativa. Portanto, saber ouvir com sensibilidade e se expressar com clareza, cooperar (pedir e oferecer ajuda), ser solidário, trabalhar em equipe, compreendendo como ser produtivo no grupo e gerenciar conflitos. Construir e manter relacionamentos positivos e escolher núcleos sociais por afinidade de valores, interesses e construções inteligentes. Voluntariado, Música, Arte, Ciência e Tecnologia: formas de Comunicação.

5. Tomada de decisões

Todas as competências e habilidades socioemocionais anteriores compactuam para a tomada de decisões, ou seja, escolher com inteligência e responsabilidade, focado na construção de significância: fazer boas escolhas pessoais e sociais, sabendo como se comportar e interagir socialmente com ética e segurança, respeitando as regras e combinados do convívio social. Avaliar a situação e as consequências de seus próprios atos, para evitar decisões impulsivas. Ser capaz de antecipar, identificar a reparar danos.

Nossos Parceiros

Conheça a equipe que faz toda a diferença em nosso trabalho!

Image
Fundadora

Roberta Borges

Pedagoga, psicopedagoga, educadora socioemocional e parental

Image
Ortopedista

Dr. Luiz Bicudo

Proprietário da clínica Vittamed onde farei os atendimentos presenciais

Image
Psicóloga e Coaching de Carreira

Cristiane Cordeiro

Ajudo você a conquistar equilíbrio emocional e ser líder de si mesma

Image
Advogado

Dr. Hélio Ferraz

Direito da Família, proteção e garantia do direito da criança e adolescente

Image
Disciplina Positiva e Educação

Luciana Santos

Desenvolva com seus filhos uma relação mais leve, consciente e acolhedora

Image
Terapia Psicomotora Infantil

Maristela Cortese

Neurodesenvolvimento Infantil. Apaixonada por bebês e crianças!

Image
Coach pessoal

Diego Rodrigues

Liderança e Desenvolvimento Humano, Personal, Professional e Career Coach

Image
Médica

Dra. Luciana Bicudo

Especialista em Ortopedia Pediátrica e proprietária na Clínica Vitta Med Santos